Em setembro, começa a primavera em nosso país e pensar em flores e plantas que sejam capazes de atrair pássaros e borboletas pode ser algo importante, principalmente para quem mora na cidade grande. É possível fazer isso até mesmo em pequenos jardins e varandas, apenas escolhendo as espécies certas que possam contribuir como alimento para esses seres que são fundamentais para o equilíbrio ecológico.
Confira também: Guia de flores: Conheça a Torênia
A maioria dos pássaros se sentem atraídos por espécies que dão frutos pequenos e com casca mole. Mas, os beijas-flores já procuram flores cheias de néctar, assim como as borboletas e as abelhas. Pensando nisso, cultivar a Lantana (Lantana camara) pode ser uma boa alternativa, já que possui flores coloridas que são irresistíveis para borboletas e beija-flores. Suas inflorescências formam um verdadeiro banquete de néctar.
Já a Verbena (Verbena spp.), é uma planta que gera flores pequenas, mas vibrantes, sendo uma opção para atrair borboletas e abelhas. Inclusive, os pássaros também podem ser atraídos por suas sementes. Assim como o Hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), conhecido por suas flores grandes que são bastante apreciadas pelos beija-flores e borboletas, especialmente devido à quantidade de néctar que produzem.
Caso tenha espaço na varanda ou no jardim, plantar um Pitangueira é uma ótima alternativa, pois é uma árvore que gera frutos miúdos que são muito atraentes para vários tipos de pássaros. Por fim, também pode ser cultivado o Arbusto-de-borboleta (Buddleja davidii), sendo uma planta extremamente atrativa para borboletas. Suas flores em forma de espiga também atraem pássaros, especialmente beija-flores.
.