As rosas são flores popularmente conhecidas por sua beleza, que podem variar de cores, sendo brancas, amarelas ou vermelhas. Mas, também existem rosas com tons escuros, que são frequentemente chamadas de “rosas pretas”, mas que na realidade não são pretas. Elas parecem ter essa cor, mas na verdade possuem um tom muito escuro de vermelho, roxo ou marrom, fazendo com que essa confusão aconteça.
Confira também: Flor copo de leite: Elegância e sofisticação para seu jardim
Por que não existem rosas totalmente pretas?
Para que a flor consiga ganhar uma tonalidade de cor, ela passa por um processo natural de pigmentação, como antocianina, podendo produzir vários tons, mas não o preto escuro. Para que uma flor fosse realmente preta, precisaria absorver completamente toda a luz visível, o que as plantas não fazem naturalmente.
No entanto, é possível encontrar algumas espécies naturais que lembram a cor preta, como no caso da rosa-do-deserto preta ou flor-do-deserto preta. É uma espécie rara e bastante cobiçada. Quando criada em uma ambiente propício, pode chegar a 4 m de altura, mas também pode ser cultivada em locais pequenos, como apartamentos, podendo variar o tamanho entre 20 a 40 cm.
Outros exemplos de rosas “pretas”
A Rosa ‘Black Baccara’, entre todas, é a mais popular e bastante conhecida por seu tom escuro, que que varia de vermelho vinho profundo a quase preto. Dependendo da luz, pode parecer negra. Enquanto a Rosa ‘Black Magic’, possui pétalas de cor vermelho escuro que, em algumas situações, parecem preta. Por fim, Rosa ‘Midnight Blue’, que possui um tom púrpura muito escuro, que pode parecer quase preto em luz fraca.
Simbolismo por trás da rosa preta
Apesar de não serem populares, já que nos casos das rosas com tons escuros que se assemelha ao preto são raras e precisam de cuidados específicos para ter essas cores, a rosa preta possui um simbolismo cultural em vários locais pelo mundo, sendo associada ao mistério, elegância e até luto.