A música é capaz de causar diversos efeitos positivos no nosso corpo e mente, servindo como impulso para vários fatores em nossas vidas, tornando-se uma aliada poderosa para aumentar a produtividade. Isso acontece pois, quando ouvimos uma música que gostamos muito, é liberado dopamina, um neurotransmissor ligado ao prazer e à recompensa. Isso nos deixa mais felizes e motivados a realizar tarefas.
A música também pode ajudar a bloquear distrações e direcionar a atenção para a tarefa em questão, melhorando o foco e a concentração, além de servir como relaxante quando estamos estressados, reduzindo os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e promover um estado de calma e bem-estar, o que aumenta a capacidade de realizar tarefas de forma mais eficiente.
Qual ritmo é mais indicado para nos dar energia?
Diante da diversidade de ritmos, existem músicas para todos os momentos de nossas vidas, inclusive para os tristes. Mas, para quem está procurando aumentar a produtividade, saiba que pesquisadores analisaram que, operadores de uma fábrica, mostraram mais desempenho quando estavam ouvindo música relaxante, apesar de muitos pensarem que as canções agitadas possam dar esse efeito.
Em contrapartida, um outro estudo mostrou que cirurgiões operando enquanto ouviam música clássica foram mais rápidos e precisos. Neste caso, os pesquisadores aconselham não optar por ritmos acelerados ou música alta, pois isso poderia distrair.
A música pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar a produtividade, mas é importante escolher o tipo certo de música e ajustá-la às suas necessidades. Experimente diferentes estilos e encontre a trilha sonora perfeita para cada tarefa.