Existem várias maneiras de adubar uma planta e criar um adubo caseiro pode ser uma ótima maneira econômica e sustentável de fornecer nutrientes para as plantas do seu jardim. Inclusive, na internet é possível encontrar uma série de receitas que indicam usar borra de café, cascas de vegetais e de ovos. Mas, o mais recomendado é utilizar os resíduos em conjunto nas plantas.
Confira também: Plantas que repelem insetos: 10 espécies para cultivar em casa
A borra de café junto com a casca de ovo pode ajudar a planta ao fornecer nitrogênio, cálcio, magnésio e potássio. Mas, não é apenas colocá-los nos jardins ou vasos, é preciso triturar as cascas de ovo com a mão, ou no liquidificador com um pouco de água. Em seguida, coloque na planta.
Já para a borra de café, é indicado usar três colheres da borra que seja diluída em um litro de água, sendo necessário deixá-la descansar por 3 dias. Após esse período, coloque em um borrifador e aplique direto nas plantas, ou misture com a casca dos ovos trituradas e deposite no solo.
Outro tipo de adubo caseiro é fazer compostagem com resíduos de cozinha, usando casca de frutas, vegetais, borra de café, saquinhos de chá, cascas de ovo. Além disso, também pode ser feito com resíduos de jardim, com folhas secas, grama cortada e pequenos galhos. Esses métodos de adubação caseira são econômicos, ecológicos e eficazes, proporcionando nutrientes essenciais para o crescimento saudável das plantas.
Também é possível usar cascas de banana de uma maneira diferente, preparando uma mistura fermentada. Para isso, coloque as cascas de banana em um balde e cubra com água. Deixe fermentar por 48 horas e utilize a água como adubo líquido direto no solo das plantas. As cascas de banana são ricas em potássio, fósforo e cálcio, que são ótimos para a floração e frutificação das plantas.