A retenção de líquido é algo que atinge principalmente as mulheres, que tendem a sofrer mais com isso por ter uma quantidade maior de gordura subcutânea, o que pode influenciar a distribuição de líquidos no corpo. Mas, os homens também podem ter e isso é um problema bastante relacionado à alimentação, gerando inchaço em diversas partes do corpo. A causa pode ser por vários fatores, mas a alimentação está entre os principais, principalmente quando eles possuem alto teor de sódio ou outros componentes, que podem contribuir para esse problema.
Entre esses alimentos, é bom evitar o consumo de presunto, mortadela e salsicha, que costumam ter alto teor de sódio. Além de pães, massas e doces, assim como o álcool que pode induzir a desidratação do corpo, provocando a retenção.
Principais alimentos que podem causar retenção de líquido
O excesso de sal de cozinha é o vilão número um. O sódio atrai água para as células, causando inchaço. Na lista também estão alimentos embutidos, enlatados, fast food, sopas instantâneas, salgadinhos e outros alimentos industrializados geralmente possuem alto teor de sódio.
Sobre molhos, é preciso ter cuidado com shoyu, molho de soja, molho de tomate industrializado e outros molhos prontos são ricos em sódio. Já os em conversas, fique atento com o excesso de picles, azeitonas e outros alimentos em conserva são conservados em salmoura, o que aumenta o teor de sódio.
Apesar do sal estar bastante associado à retenção de líquido, saiba que o açúcar também pode ser maléfico. O consumo excessivo de açúcar pode levar à retenção de líquido, pois estimula a produção de insulina, que, por sua vez, aumenta a reabsorção de sódio pelos rins. Doces, refrigerantes e sucos industrializados são alimentos ricos em açúcar adicionado e podem contribuir para o inchaço.