Geralmente, as suculentas conseguem ser resistentes por conta de suas características de armazenamento de água nas folhas, caules e raízes. Mas, elas também podem ser afetadas por pragas e, se não forem tratadas, podem comprometer sua saúde. Aqui estão cinco pragas comuns que afetam as suculentas.
Confira também: Conheça o Mandacaru: O símbolo de resistência do nordeste brasileiro
1- Cochonilhas
É uma das pragas mais populares e são conhecidas por serem pequenos insetos brancos ou marrons que se parecem com bolas de algodão ou manchas de cera. Se permitir que fiquem na planta, elas vão continuar sugando a seiva dela, causando amarelecimento das folhas, crescimento atrofiado e produção de uma substância pegajosa chamada “melada”.
2- Pulgões
São pequenos insetos que podem variar de cor, podendo ser verde, preto ou amarelo, que podem se agrupar na parte inferior das folhas e em brotos novos. Assim como as cochonilhas, os pulgões sugam a seiva, causando distorção das folhas, crescimento fraco e melada.
3- Ácaros-aranha
Assim como o nome diz, são pequenos aracnídeos que são difíceis de ver a olho nu, mas deixam uma teia fina sobre a planta. Elas causam manchas amarelas ou marrons nas folhas e podem descolorir ou murchar a planta.
4- Lesmas e Caracóis
Apesar de terem um papel fundamental nos quintais para o equilíbrio do ecossistema, os moluscos se alimentam das folhas, deixando buracos e trilhas de muco. Assim, é possível ver que as folhas ficam mastigadas, especialmente durante a noite ou em ambientes úmidos.
5- Mosca-branca
São pequenos insetos alados brancos que ficam na parte inferior das folhas, que sugam a seiva fazendo com que a planta fique murcha e perca a cor aos poucos.