Também conhecido como agrião-do-Pará, o Jambu é uma planta muito popular na região norte do Brasil, especialmente no estado do Pará, sendo bastante utilizada para fins culinários e por suas propriedades medicinais. Mas, além disso, ela também é muito conhecida por sua característica de deixar a língua dormente.
Confira também: Benefícios de ter uma horta medicinal em casa; como começar
O Jambu é famoso por causar uma sensação de formigamento e dormência na boca, por causa da presença de um composto chamado espilantol. Inclusive, esse efeito anestésico é utilizado para aliviar dores de dente e problemas bucais. Além de adormecer a boca, o espilantol também possui propriedades anti-inflamatórias, sendo útil no tratamento de inflamações.
Dentro das características o Jambu também é popularmente conhecido por seus efeitos afrodisíacos, servindo como um estimulante sexual, além de ser rico em nutrientes por ter vitaminas e minerais, como vitamina C, cálcio e ferro. Por conta de todas essas propriedades, é capaz de fortalecer o sistema imunológico, graças à sua ação antioxidante, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.
Como consumir Jambu?
Além de ser uma planta medicinal, também é muito popular por ser um dos ingredientes do Tacacá, prato típico da culinária paraense, que utiliza folhas e flores de jambu. Outro prato é o Pato no Tucupi, que também faz parte da culinária paraense, além de ser usado em saladas e sucos, onde é utilizado as folhas para dar um toque diferenciado. Inclusive, existem cachaças com a flor, que é capaz de dar o efeito de dormência na boca.
Na forma medicinal, é indicado usar como chá, através das folhas que podem ajudar a aliviar dores de garganta e outros problemas bucais. Também é utilizada como tintura, usando as folhas e flores para uso tópico em dores dentárias.