Charmosas e elegantes, um buquê de Copo de Leite pode ser um ótimo presente, mas presentear alguém com a planta completa também pode ser uma boa opção, já que essa espécie é versátil e não requer cuidados complicados. Aqui estão os principais cuidados para manter o Copo de Leite (Zantedeschia aethiopica) saudável e florescendo.
Confira também: Ora-Pro-Nóbis: Uma planta multifuncional em crescimento no Brasil
Essa espécie geralmente floresce durante os meses mais quentes do ano, entre a primavera e o verão. Mas, em alguns climas, ela pode florescer no final do inverno e durar até o início do outono. Em regiões de clima mais ameno, a planta pode florescer por períodos mais longos, e em alguns casos, pode até produzir flores durante o ano todo.
Para que tenha saúde o ano todo, é preciso se atentar na quantidade de água que varia conforme os meses. Por exemplo, durante a primavera e o verão, que são os períodos de crescimento, o Copo de Leite precisa de regas frequentes para manter o solo úmido. É recomendável regar de 2 a 3 vezes por semana, dependendo da umidade do solo e do clima.
Já durante o outono e o inverno, que são os meses mais frios no nosso país, a planta passa por um momento de dormência e passa a exigir menos água. Reduza as regas para uma vez por semana ou conforme necessário, apenas para manter o solo levemente úmido.
Uma dica extra durante esse processo é sempre se atentar em não deixar o solo encharcado e nem completamente seco, o melhor é que esteja sempre úmido. Sempre verifique se a superfície do solo está seca antes de regar novamente.