Conheça as curiosidades sobre cerveja que quase ninguém sabe

Se você gosta de beber uma cervejinha de vez em quando, você provavelmente conhece uma ou duas curiosidades sobre a bebida alcoólica mais popular do mundo. Mas separamos cinco fatos que talvez você não conheça sobre a cerveja, confira:

1. Os primeiros “cervejeiros” eram todos mulheres

Os comerciais de cerveja mais populares, principalmente nos anos 2000, apelavam obviamente para o público masculino, com mulheres de biquíni brotando na tela sem muito motivo. Mas você sabia que a indústria da cerveja era dominada pelas mulheres?

Em várias civilizações antigas, fazer cerveja era uma atividade feminina. No Antigo Egito, por exemplo, a Deusa Hathor, que governada mulheres, o amor e as bebidas, era honrada com um festival chamado a “Embriaguez de Hathor”. Foi uma mulher chamada Hildegard de Bingen a primeira a escrever sobre as propriedades preservativas dos lúpulos na cerveja, o que ajudou a popularizar a prática.

2. Morte para quem colocar água na cerveja

O Código de Hamurabi, primeiro código de leis da história, decretava a morte de donos de estabelecimentos que “aguassem” a cerveja para enganar o cliente.

3. Cerveja mais forte do mundo

Produzida pela cervejaria escocesa Brewmeister, a Snake Venom (Veneno de Serpente, em tradução livre) tem um teor alcoólico de 67,5%. As cervejas normalmente têm entre 3% e 10%. Em comparação, a maioria das vodkas tem um teor de 40%.

4. A cervejaria mais antiga

A Weihenstephan Brewery foi fundada por monges em 1040, na Baviera, Alemanha – mas eles já produziam cerveja desde os anos 800. Atualmente, ela é propriedade do estado alemão.

5. O país que mais bebe cerveja (e não é o Brasil)

O brasileiro até gosta de uma cervejinha, mas não está entre os países do mundo que mais bebem. Em mapa da Vine Pair, o Brasil não entrou nem mesmo no Top 10. O país mais cervejeiro do mundo é a República Tcheca, com um consumo per capita de 6,77 litros.

Fonte: Cheers All, The Guardian, CRN e Central Brew.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.