Conheça a raça de cachorro que não late
Se você já brincou com alguma criança bem pequena, provavelmente se pegou dizendo coisas do tipo: as galinhas fazem “có có”, os gatinhos fazem “miau”, os cachorros fazem “au au”. E tudo isso parece bem óbvio, mas também não é sempre verdade. Existe uma raça de cachorro mundialmente conhecida por não conseguir latir: o Basenji, também conhecido como Cão do Congo Belga ou Cão do Mato do Congo.
Saiba mais sobre o Basenji, o cachorro que não late
O Basenji, originário da região da África Central, não consegue latir da forma tradicional da maioria dos cachorros. A maior parte dos especialistas concordam que o motivo está na anatomia da garganta da espécie. “Em Basenjis, o ventrículo da laringe é menos profundo, o que supostamente inibe as pregas vocais de vibrar o suficiente para produzir um som de latido tradicional”, explica Zahrah Patel, formada em Zoologia pela Universidade de Mumbai e autora do site DogTime.
Alguns especialistas acreditam que a inabilidade da raça de latir foi propositalmente incorporada ao longo de anos de criação seletiva. Outros defendem que é um traço natural que evoluiu com o tempo.
Mas isso não quer dizer que os Basenjis sejam 100% silenciosos. Essa raça também emite sons, mas, ao invés do latido comum, eles emitem uivos parecidos com gemidos, uma espécie de “yodel”.
O Basenji é um cachorro de porte médio bastante ativo. É um animal inteligente e muito independente, passando bons períodos de tempo sozinho, o que até faz muitas pessoas compararem a raça aos felinos. Ele pode trazer desafios na convivência por ser bastante teimoso e um pouco desconfiado em relação a estranhos. Se você quiser um Basenji em casa, o ideal é começar com técnicas de adestramento desde cedo.
Fonte: DogTime e Petz.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.