Conheça a profissão que não precisa de nível superior e está em falta no Brasil
Estamos sempre falando de mercados de trabalho saturados, de áreas em que se torna cada vez mais difícil um profissional conseguir se destacar, mas também existe o contrário. Áreas que enfrentam uma escassez cada vez maior de profissionais. Uma função em falta é da de motoristas de caminhão.
Segundo o Relatório Executivo do Plano Nacional de Logística 2025, cerca de 65% das cargas movimentadas no Brasil são através do transporte rodoviário. Por isso, a escassez de motoristas pode prejudicar seriamente a economia brasileira.
O IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Cargas) analisou dados coletados pelo Caged e revelou que o número de motoristas habilitados para conduzir caminhões teve uma redução aproximada de 22% entre 2015 e 2023. Em São Paulo, a redução foi ainda mais significativa: 37%.
“Essa queda progressiva sugere possíveis mudanças no setor de transporte rodoviário de cargas, como a adoção de tecnologias de automação e logística mais eficientes, bem como mudanças nas demandas do mercado e nas políticas de transporte”, afirma o levantamento, segundo o ND+.
“Essa análise ressalta a importância de compreender essas tendências e suas implicações para o setor do transporte de cargas, visando desenvolver estratégias sustentáveis e adaptativas para o futuro”, completa.
Por que motoristas de caminhão estão em falta?
O principal fator que explica a falta desses profissionais é que as condições de trabalho são insatisfatórias, gerando um alto nível de desgaste físico e estresse, além de ter uma baixa remuneração. A jornada de trabalho é extremamente longa, os prazos são muito apertados e as estradas são inseguras.
Os horários ainda dificultam que os motoristas adotem hábitos de vida saudáveis, como uma rotina de exercícios e uma alimentação equilibrada. Pesquisas com trabalhadores da área revelaram algumas doenças muito comuns entre os motoristas, como sobrepeso, hipertensão arterial, colesterol alto e sedentarismo.
Fonte: ND+, g1 e Portal O Carreteiro.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.