Quando se tem um quintal com plantas, é preciso tomar alguns cuidados necessários para afastar pragas ou até mesmo outros animais que podem afetar a saúde delas. Para evitar que a casa tenha algum tipo de infestação de ratos, aranhas ou baratas, uma boa alternativa natural é cultivar menta, uma erva que possui um aroma forte que pode ajudar como repelente, além de ser uma ótima erva para fins culinários.
Confira também: Flores de verão: Conheça as espécies mais resistentes ao sol
Outra vantagem de cultivar menta é por ser uma planta fácil de cuidar, por ser planta resistente e de rápido crescimento. Para isso, escolha um local que tenha sol, pois elas crescem melhor tendo cerca de 4 a 6 horas de luz solar direta por dia. Sobre o solo, ele precisa ser rico em matéria orgânica, bem drenados e com um pH ligeiramente ácido a neutro (entre 6,0 e 7,0).
Atente-se na forma como irá plantá-la, se for em vaso, a menta é invasiva e pode se espalhar rapidamente. Plantá-la em vasos é uma boa opção para controlar seu crescimento. Mas, se for em um jardim, considere usar barreiras físicas para limitar o espalhamento das raízes.
Sobre a rega, é preciso manter o solo úmido, mas não encharcado. A menta gosta de água, mas precisa de drenagem adequada para evitar o apodrecimento das raízes. É importante regar frequentemente, especialmente em climas mais quentes.
Saiba que a menta não é muito exigente em termos de fertilização, mas você pode usar um fertilizante orgânico ou composto no início da primavera para estimular o crescimento.
Fertilize levemente durante a estação de crescimento para manter a planta saudável.