Como saber se tenho dinheiro esquecido no banco

Você muito provavelmente ouviu algo sobre dinheiro esquecido no banco nos últimos dias. Segundo projeto de lei aprovado recentemente, os brasileiros têm até o dia 16 de outubro para recuperar esse valor antes que ele seja transferido para os cofres do Tesouro Nacional. Depois disso, ainda têm um prazo de mais 30 dias para contestar a transferência desses valores ao Tesouro Nacional.

Mas, calma, ao contrário do que muitas informações circulando davam a entender, isso não significa que esse dinheiro será confiscado, nem que os cidadãos vão perder o direito a dinheiro.

O dinheiro a que esse projeto se refere foi “esquecido” em bancos, consórcios ou outras instituições sem serem reclamados ou movimentados por mais de 25 anos. Segundo a Folha de São Paulo, esse valor chega a somar R$ 8,5 bilhões. Ele pode ser resgatado inclusive por parentes de pessoas que já morreram.

Como descobrir se eu tenho dinheiro esquecido no banco?

Para descobrir se você tem ou algum dinheiro esquecido, basta consultar o Sistema Valores a Receber (SVR), do site do Banco Central. Neste sistema, você coloca o CPF ou CNPJ, e data de nascimento.

Caso de pessoa falecida

Para consultar o valor deixado por uma pessoa falecida, o processo é bem parecido. O herdeiro ou sucessor legal da pessoa falecida entra no site do BC, no SVR. Ao acessar “Meus Valores a Receber”, vai aparecer um campo dizendo “Valores para pessoas falecidas”. Você clica em acessar e informa os mesmos dados, dessa vez da pessoa falecida.

Caso de CNPJ inativo

O representante legal da empresa fechada precisa entrar no SVR com a sua conta pessoa gov.br (nível prata ou ouro) e assinar um termo de responsabilidade para consultar os valores. Após descobrir a instituição onde o dinheiro da antiga empresa está, o representante precisa combinar a forma de apresentar documentação necessária para comprovar sua identidade e resgatar o dinheiro.

Fonte: Folha de São Paulo e site do governo.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

2 Comentários
  1. […] bancário permitiu que o Nubank conquistasse milhões de clientes e fosse reconhecido como um dos bancos digitais mais valiosos do […]

  2. […] de idade podem abrir uma conta no Banco do Brasil. Para jovens entre 8 e 17 anos, o banco oferece a BB Cash, uma conta digital e gratuita criada especificamente para esse público. A BB […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.