Sabemos que o mofo, principalmente o mofo preto, é extremamente prejudicial para a nossa saúde e pode crescer nas casas sem que a gente perceba. Por causa disso, é difícil exterminá-lo e ter a ajuda de cãozinho pode ser bastante efetivo para detectar a presença de mofo de forma mais rápida para que medidas sejam feitas para impedir a proliferação de forma agravante.
Isso é algo tão importante que alguns cães são treinados especificamente para identificar o cheiro de mofo, utilizando seu olfato extremamente sensível. Eles são capazes de detectar a presença de mofo em locais escondidos, como atrás de paredes, sob carpetes ou em outras áreas de difícil acesso. Por ser um problema bastante recorrente nos Estados Unidos, existem empresas que disponibilizam esses serviços e são responsáveis por treinar os cães para essa finalidade.
Como os cães conseguem detectar o mofo?
Sabemos que os cães possuem um olfato muito mais desenvolvido que os humanos, tanto que várias espécies são treinadas para várias finalidades, seja como farejadores de drogas em aeroporto, além de auxiliarem autoridades em buscas por pessoas quando desaparecem ou até mesmo para detectar bombas em locais de risco.
Com o mofo, a situação é semelhante que somente eles conseguem sentir o odor sutis que exalam. Esse tipo de detecção é útil para encontrar fontes de mofo que não são visíveis a olho nu, ajudando a prevenir problemas de saúde associados à exposição ao mofo.
Vale ressaltar que os mofos podem ser visíveis e podem surgir nas casas como manchas estranhas em paredes ou pisos. Nos seres humanos, pode causar sintomas respiratórios desagradáveis e reações alérgicas, especialmente se já for sensível ao mofo.