Como saber se meu gato está com febre? Saiba os sinais e sintomas
Quando o seu gato está com febre, certamente não é um bom sinal para a saúde do seu felino, porém, alguns sinais e sintomas podem demonstrar quando ele está com a temperatura do corpo acima do normal, que varia entre 38,1ºC e 39,2ºC, um valor acima disso, já é considerada a febre.
A seguir, confira os principais sinais e sintomas que pode fazer você desconfiar de que seu pet felino está com febre, veja:
- fica quietinho em um canto;
- para de interagir e recusa brincadeiras;
- deixa de se alimentar;
- fica desidratado;
- não faz a própria higiene.
Para ter a certeza de que ele está com a temperatura corporal acima do normal de 38,1ºC e 39,2ºC, é necessário ter um termômetro em casa ou levar o bichano no profissional veterinário, já que a medição precisa ser feita com cuidado, pois o termômetro tem de ser introduzido no ânus do animal.
O que pode ser a causa da febre no gato?
De acordo com um estudo norte-americano, publicado por Kenneth R. Harkin, chefe da Seção de Medicina da Faculdade de Medicina Veterinária da Kansas State University, estas são as principais causas de febre nos gatos, confira a seguir:
- Panleucopenia felina;
- FeLV (Leucemia Felina);
- Rinotraqueíte felina;
- Calicivirose felina;
- Doenças renais, como a Pielonefrite;
- Peritonite Infecciosa Felina (PIF);
- Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) ou a AIDS em gatos;
- Toxoplasmose;
- Micoplasmose, transmitida pelas pulgas;
- Doenças autoimunes, dentre outras.
Apesar de ser causada por doenças, há estudos que mostram que os gatos podem ter uma febre aparente, a qual pode ser desenvolvidas por questões emocionais, assim como o estresse no felino.