Como saber se meu cachorro é de raça: 4 dicas úteis
Adotou um novo cachorro e quer sabe se ele é de raça, mas não tem o certificado de pedigree nem informações sobre os pais do seu pet? Confira algumas dicas para tentar identificar se o seu pet é ou não de raça:
Ps: lembrando que, no fim das contas, não importa qual raça, um cachorro pode trazer muita alegria para a sua casa e vários benefícios para a sua saúde mental.
1. Características físicas
Cães com pouca ou nenhuma mistura mantêm características bem “essenciais” da sua raça. Observe o pelo, o formato da cabeça e do focinho, os olhos do seu animal, e compare com outros animais de raça que já viu ou conhece. Um exemplo é o Poodle. Os poodles “de raça” são apenas os com cores sólidas. Ou seja, se o seu bichinho é um poodle, mas tem alguma manchinha no pelo, ele não é 100% poodle.
2. Comportamento
Obviamente, a raça do seu cão não é a única coisa que vai determinar o comportamento dele (a criação e o condicionamento são muito importantes), mas é um dos fatores, então o comportamento pode ser uma boa pista para descobrir a raça do seu pet.
3. Peso e tamanho
Olhando o peso e o tamanho do seu animal, você pode descobrir se é um animal de raça anã, pequena, média, grande ou gigante. Sabendo em qual grupo ele está, já te ajuda a filtrar as possíveis raças.
- Anão
- 1 a 5 kg
- Altura menor que 28 cm
- Pequeno
- 6 a 12 kg
- 28 a 35 cm de altura
- Médio
- 13 a 25 kg
- 36 a 49 cm de altura
- Grande
- 26 a 45 kg
- 50 a 69 cm de altura
- Gigante
- Mais de 46 kg
- Mais de 70 cm de altura
4. Na dúvida, procure um especialista
No final das contas, o jeito mais fácil de descobrir é com a ajuda do seu veterinário. Tem até exame de DNA para descobrir a raça do pet apenas com uma amostra da gengiva do animal.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.