No último verão no Brasil, os mosquitos se proliferaram de maneira rápida em todo o território nacional, sendo os aedes aegypti os causadores das grandes filas nos hospitais nas principais capitais do país, transmitindo a dengue há diversos cidadãos e tendo como consequência a morte de alguns deles.
Ao ser picado por um mosquito, é impossível identificar qual a espécie realizou a picada em sua região do corpo, pois a picada de um aedes aegypti em relação a qualquer outro tipo de inseto do gênero, tem como causa o mesmo efeito, a coceira e vermelhidão no local, quando incômoda.
Na maioria dos casos, muitos nem percebem quando são picados pelos mosquitos, chegando a sentir apenas os sintomas após o vírus da dengue se instalar em seu corpo, que em alguns dos casos pode ser muito grave quando associados a dengue hemorrágica.
Os principais sintomas de alerta de dengue começam a acontecer cerca de 5 dias após a picada do mosquito transmissor, são eles:
- Febre alta (40°C)
- Forte dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos
- Náusea
- Vômitos
- Manchas vermelhas na pele
Em casos de dengue hemorrágica, os sinais são mais agressivos, causando os seguintes sintomas no organismo do ser-humano:
- Dor abdominal intensa
- Vômitos persistentes
- Respiração ofegante
- Sangramento de mucosas
- Fadiga
- Vômito de sangue
- Desidratação e sensação de boca seca
- Pele pálida
- Fraqueza
- Sonolência
- Cansaço excessivo
- Diminuição da temperatura do corpo
- Aumento repentino do hematócrito (porcentagem de hemácias)
- Queda abrupta de plaquetas
- Hipotermia
Os animais pode se contaminar com dengue?
Apesar dos animais domésticos, como os cães e gatos, serem picados diariamente por mosquitos, a dengue não consegue se proliferar no corpo destes animais após a picada do aedes aegypti. Porém, mosquitos da mesma espécie podem causar outro tipo de doença, caso estejam infectados.
[…] picada do mosquito da dengue não tem como ser diferenciada pelos humanos que sofreram, pois os sintomas de vermelhidão e […]