A planta Zamioculca, também conhecida por “planta ZZ” é uma das principais opções para quem procura uma planta de baixa manutenção e que pode servir de decoração em locais fechados. Para quem optar por tentar plantá-la em casa, saiba que ela precisa de alguns critérios para crescer, apesar da sua boa adaptação em diversos ambientes.
Isso porque a Zamioculca precisa estar em temperaturas entre 15°C e 24°C, para conseguir crescer. É bom evitar expô-la a temperaturas abaixo de 10°C, pois isso pode deixá-la fraca. Porém, apesar da sua facilidade de adaptação, por não precisar de muita luz solar, também é preciso ter alguns cuidados sobre o vaso que escolher plantá-la.
Confira abaixo mais detalhes de como plantar uma Zamioculca
Opte por vasos com furos de drenagem para evitar o acúmulo de água, pois assim permite que ela tenha uma drenagem mais efetiva. É bom escolher um vaso que a planta caiba, permitindo espaço para o crescimento das raízes. Para um solo perfeito, é recomendado a mistura de terra para vasos com perlita ou areia.
Para plantar uma Zamioculca, coloque-a no centro do vaso e vá adicionando terra ao redor das raízes, pressionando levemente para firmar a planta no lugar. É bom manter o nível do solo cerca de 2-3 cm abaixo da borda do vaso para facilitar quando for regá-la. Vale lembrar que o excesso de água pode ser prejudicial e, por isso, regue somente quando 5-7 cm do solo estiverem secos ao toque.
Como a Zamioculca costuma ficar dentro dos ambientes, é bom tentar limpar as suas folhas de vez em quando, com um pano úmido, para remover a poeira e manter a planta saudável.
Sinais de alerta que a Zamioculca não está bem
Se as folhas começarem a amarelar, é sinal de que a planta está sendo regada demais. Reduza a frequência de rega e verifique se o solo está bem drenado. Apesar dela ser adaptável em ambientes fechados, isso faz com que ela cresça lentamente, então é bom que ela receba um pouco de luz em algum momento do dia,