Plantar feijão no algodão pode ser algo nostálgico para muitas pessoas, principalmente para crianças dos anos 1990 e 2000, que tiveram essa experiência na escola, que serviu como aprendizado nas aulas de biologia para entender melhor o processo de germinação e crescimento de plantas. Mas, apesar de ser algo simples, talvez nem todos tenham tido acesso a esse tipo de cultivo e, por isso, confira abaixo os materiais necessários para iniciar esse plantio.
Materiais Necessários
- Sementes de feijão (feijão comum funciona bem)
- Bolas de algodão ou chumaços de algodão
- Um prato raso ou pequenos recipientes (como copos plásticos)
- Água
- Um local com luz natural
- Uma caixa de sapato para ver como o broto procura a luz
Passo a passo para plantar o feijão no algodão
Pegue um recipiente pequeno, como potes de sobremesa ou copos de plástico e, em seguida, coloque o algodão com água, para criar a base da semente. O algodão precisa estar totalmente úmido, mas não encharcado. O próximo passo é colocar as sementes de feijão sobre o algodão úmido. Pressione levemente as sementes no algodão para garantir um bom contato, porém não precisa enterrá-las totalmente.
A luz solar será algo extremamente necessário para que ele comece a crescer, porém, precisa ser de forma indireta. O mais indicado é que o recipiente esteja na janela em uma temperatura ambiente moderada para favorecer a germinação.
Em alguns dias, é possível ver a semente começando a germinar e você verá pequenas raízes brancas emergindo das sementes. O crescimento será ainda mais visível depois de uma semana, quando as sementes devem começar a desenvolver caules e folhas. Continue mantendo o algodão úmido durante este período.
Alguns cuidados com o feijão no algodão
É bom se atentar se as sementes não estão secando ou apodrecendo. Caso isso seja notado em alguma delas, remova as que estiverem mofando.