Como os gatos ajudam a melhorar o estresse

Você chega em casa depois de um dia estressante, mas percebe que começou a se sentir muito mais tranquilo depois que começou a brincar com seu gato? Não é só impressão sua. Ter um pet em casa pode trazer vários benefícios para a sua saúde mental, incluindo para diminuir o estresse. Nos Estados Unidos, muitas universidades instituíram programas para os alunos interagirem com animais de estimação para aliviar a tensão.

Pesquisadores da Universidade do Estado de Washington, nos EUA, concluíram que a interação com os felinos pode ajudar a reduzir o estresse e aumentar a sensação de bem-estar para pessoas muito emocionais.

Em um estudo publicado na revista Anthrozoös, eles entrevistaram mais de 1.400 estudantes universitários e funcionários de mais de 20 universidades estadunidenses. A pesquisa mostrou que a presença de gatos nestes programas foi muito aceita, principalmente por participantes em que o traço da emotividade era mais forte.

“A emoção é uma característica bastante estável; não flutua e é uma característica bastante consistente de nossas personalidades. Descobrimos que as pessoas na extremidade superior dessa escala estavam significativamente mais interessadas em interagir com gatos”, explicou Patricia Pendry, professora do Departamento de Desenvolvimento Humano da Universidade do Estado de Washington, uma das autoras do estudo. “Dado que pesquisas anteriores mostraram que esses indivíduos podem ser mais abertos a formar fortes ligações com animais, faz sentido que eles queiram que gatos sejam incluídos nestes programas”, completou.

Ronronar dos gatos pode te acalmar

O veterinário francês Jean-Yves Gauchet escreveu o livro “Ronronthérapie”, relatando a sua pesquisa sobre os efeitos terapêuticos do ronronar dos gatos em 250 voluntários. Segundo esse estudo, o som, com uma frequência entre 25 e 140 hertz, ajuda a acalmar as pessoas e até reduz sintomas de ansiedade e depressão.

Fonte: Istoé, O Globo e Folha de São Paulo.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.