Ter jardim em casa demanda tempo e alguns cuidados necessários para mantê-lo saudável e bonito. Um dos principais fatores que podem prejudicar esse processo é o crescimento de ervas daninhas, que desafiam alguns jardineiros. Mas, com algumas práticas simples e consistentes, é possível minimizar o seu crescimento. Confira abaixo cinco dicas para ajudar a manter o seu jardim sem ervas daninhas.
Confira também: Lírio do vale: Como cultivar essa flor delicada em casa
1°- Aplicar cobertura morta (Mulching)
Uma boa dica é cobrir o jardim com uma cobertura morta, que ajuda a sufocar as ervas daninhas ao bloquear a luz solar que elas precisam para crescer. Para isso, é necessário aplicar uma camada na terra de 5 a 10 centímetros de palha, lascas de madeira, folhas trituradas ou outro material orgânico ao redor das plantas.
2°- Barreira de Paisagismo
Escolher as barreiras de paisagismo também podem ajudar, pois impedem fisicamente que as ervas daninhas cresçam no seu jardim. Para que seja efetivo, opte por uma barreira de tecido de paisagismo ou plástico sob a cobertura morta nas áreas onde você deseja evitar ervas daninhas.
3°- Remover manualmente a erva daninha
Tirar com uma luva e outras ferramentas que ajudam a tirar a erva daninha do local também pode ser efetivo, sem precisar de produtos químicos. É importante tirar elas pela raiz, se não pode voltar a crescer.
4°- Cultivar as plantas de forma densa
Quando for plantar no jardim, colocá-las mais próximas umas das outras pode impedir que as ervas daninhas encontrem espaço para crescer. No entanto, é preciso seguir as orientações do espaçamento das espécies para saber quais podem ficar perto ou não, sem atrapalhar nos seus desenvolvimentos.
5°- Usar herbicidas naturais
Também pode ajudar a controlar as ervas daninhas sem prejudicar o meio ambiente. Um bom herbicida natural é a mistura de vinagre com sal ou água fervente, que podem ser aplicadas diretamente sobre as ervas daninhas. Use com cuidado para não afetar as plantas desejadas.