Conhecida popularmente pelo nome de Onze-Horas, seu nome científico é Portulaca grandiflora e é bastante popular por ter flores coloridas e capacidade de florescer durante grande parte do dia, geralmente perto das 11 horas, por isso esse nome curioso. Mas, caso queira cultivá-la em casa, saiba que é necessários alguns cuidados para que a planta tenha uma floração vívida.
Confira também: Conheça sobre o manacá-da-serra: A árvore de três cores
Cuidados para que a Onze-Horas dê flores
Ela é uma planta que gosta do sol, então é importante plantá-las nesses ambientes, pois elas precisam de pelo menos 6 a 8 horas de luz solar direta por dia para florescer bem. Em locais com sombra, a planta tende a produzir menos flores e a crescer de forma mais esparsa.
As condições do solo também precisam estar adequadas e é uma planta que exige um solo bem drenado, arenoso ou com misturas para suculentas. É bom evitar solos pesados e com muita água, pois o excesso de umidade pode causar apodrecimento das raízes.
Mas, um detalhe curioso sobre a Onze-Horas é que ela cresce bem em solos pobres em nutrientes, por causa disso, é bom evitar solos muito ricos ou fertilizados em excesso. Em relação a rega, ela precisa ser moderada já que a planta é resistente à seca e prefere água de vez em quando. Quando notar que o solo está completamente seco, regue novamente.
A poda é algo fundamental para o seu crescimento saudável e quando notar que estã com algumas flores murchas, é bom podá-la, para incentivar a produção contínua de flores, remova as flores murchas regularmente.
Lembrando que estacas também podem ser fundamentais para o seu crescimento, pois é uma planta que precisa de altura. As estacas devem ser plantadas em solo arenoso e mantidas ligeiramente úmidas até enraizarem.