Como fazer o cachorro parar de latir para as visitas: siga estas 5 dicas
Está cansado de ter que ficar tranquilizando suas visitas toda hora (“Calma, ele não morde”) porque seu cachorro não para de latir para elas? Confira cinco dicas que podem ser úteis para tranquilizar (e disciplinar) o seu bichinho:
1. Aprenda a ficar de olho na linguagem corporal do seu cachorro
Antes de latir para as visitas, o bichinho vai dar outros sinais de que está ficando desconfortável ou estressado com alguma coisa. Saber estes sinais é uma ótima forma de se adiantar e implementar as outras dicas antes que ele comece a “gritar” com os seus convidados.
Alguns sinais podem ser músculos faciais tensos, até mesmo com a teste “enrugada” (basicamente, a “cara de bravo”), respiração pausada e postura colocando o peso na frente do corpo.
2. O que irrita o seu cachorro?
Animais raramente vão começar a latir “de graça”. Por isso, vale você ficar de olho em quais são os “gatilhos” que começam a irrita o seu bichinho. Um gatilho muito comum é a campainha, que não incomoda muito nós, humanos, mas pode irritar bastante os cachorros, que têm uma audição muito mais apurada. Nesse caso, por exemplo, você pode pedir que as pessoas te liguem quando chegaram ao invés de tocar a campainha.
3. Associações positivas
Uma forma de deixar seu cachorro menos “antissocial” é treinar ele para criar associações positivas com visitas em casa, por exemplo, dando um petisco quando chega uma visita, de preferência no momento em que a pessoa estiver entrando na sua casa.
4. Às vezes ele só está empolgado
Muitas vezes, o cachorro latir é sinônimo de irritação, mas pode ser também que ele só esteja animado para receber as visitas. Nesses casos (que você aprender a reconhecer observando o seu animal), deixe ele correr para cumprimentar as visitas (se a visita quiser). Ter uma porta entre os dois pode acabar irritando o seu pet.
5. Se for preciso, contrate um profissional
O ditado popular é “ele ladra, mas não morde”, mas nem sempre é assim. Se o seu cachorro sempre late para as visitas, esse pode ser um sinal de estresse e ele pode acabar sim sendo um perigo. Por isso, se as dicas acima não funcionarem, uma boa ideia é procurar um profissional para ajudar a treinar o seu bichinho corretamente e com métodos gentis, que não estressem ainda mais o seu pet.
Fonte: PetHelpful.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.