Os jardins verticais se tornaram ainda mais populares nos últimos tempos, visto que as moradias foram ficando menores, com os prédios se tornando as principais formas de residências com a verticalização das metrópoles. No entanto, sabe-se que essa prática de jardim suspenso é algo antigo e pode ser cultivado ou encontrado em diversos tipos de casa, sendo uma boa alternativa para criar plantas.
Confira também: Guia de flores: Conheça a incrível Celósia
Outro fator que incentiva as pessoas terem jardins verticais, é a facilidade de encontrar materiais para trazer mais verde para o ambiente de forma econômica e criativa, sem gastar muito dinheiro. Para isso, veja abaixo alguns materiais que podem ser utilizados:
- Paletes de Madeira: É uma ótima opção e pode ser encontrado em feiras, mercados ou até em lojas de construção. Se estiverem desgastados, é só lixar e pintar para dar uma acabamento melhor.
- Garrafas PET: Além de ajudar o meio ambiente, reciclando esse material, a garrafa pode servir como suportes para as plantas. Corte as garrafas ao meio, faça furos para drenagem e pendure-as em uma estrutura ou parede.
- Calhas de PVC: Pedaços que foram descartados de calhas de PVC também podem ser muito úteis. É só fixar elas na parede ou em uma estrutura de madeira.
- Sapateiras de Tecido: Sabe aquelas sapateiras que podem ficar penduradas atrás das portas? Então, ela pode ser reaproveitada como suporte de planta. Coloque terra e plante em cada compartimento.
Após escolher o material ideal para o seu espaço, é importante saber quais plantas se adaptam nesse tipo de estrutura. É indicado usar plantas de baixa manutenção, que não exigem muitos cuidados como no caso das suculentas, ervas aromáticas (manjericão, alecrim, hortelã) ou samambaias.
Outro detalhe é saber quanto de luz esse jardim vertical vai receber. Se ficar na sombra, escolha plantas que toleram sombra, como jibóias, ripsális e asplênios.
Montagem do Jardim
O primeiro passo é fixar na parede a estrutura, seja ela com paletes, garrafas ou calhas na parede ou estrutura escolhida. Em seguida, prepare os suportes onde as plantas vão ficar e preencha com terra adubada, fazendo pequenos furos para drenagem. É indicado usar muda das espécies da sua escolha e certifique-se durante esse período de crescimento que o jardim suspenso vai receber uma boa quantidade de luz.