Quando quebramos um ovo e descobrimos que está estragado, acaba sendo uma surpresa bem desagradável, principalmente se tiver colocado ele em outros alimentos, fazendo com que toda a receita tenha que ser jogada fora. Para evitar esse tipo de transtorno, existem algumas dicas que podem ajudar na prevenção de encontrar ovos estragados:
Teste da água
Se estiver na dúvida sobre a qualidade do ovo, coloque-o em um recipiente com água. Se o ovo afundar, ele está fresco. Se ele boiar, provavelmente está estragado. Isso ocorre porque, com o tempo, o ar dentro do ovo aumenta, fazendo com que ele flutue.
Teste da lanterna
Uma dica curiosa é usar uma lanterna para iluminar o ovo. Um ovo fresco terá uma gema centralizada e clara, sem manchas escuras. Se a gema estiver deslocada ou houver manchas escuras, o ovo pode estar estragado.
Outras cuidados com ovos
No momento que comprar uma bandeja de ovos, certifique-se de olhar todos e reparar se não possuem rachaduras e que não estejam colados na embalagem. O cheiro forte do ovo estragado ajuda nesse momento de inspeção, uma vez que, ao notar que o odor está forte, com certeza haverá um ovo podre no meio.
É bom verificar a data de validade e armazená-los na geladeira. Apesar de ser vendido em estantes sem refrigeração nos mercados, o mais indicado é deixá-los na geladeira. Lembrando que, não tente consumir ovos rachados, mesmo sem cheiro, eles podem ter bactérias que são prejudiciais para a nossa saúde.