Organizar brinquedos pode ser um grande desafio para os pais, porém, no mercado é possível encontrar algumas soluções práticas e baratas. Mas, se optar por desenvolver projetos mais elaborados, também é possível através de prateleiras e caixas organizadoras sob medida.
No entanto, uma das maneiras práticas e acessíveis de fazer isso é com caixas organizadoras que vendem em várias lojas e com o ajuda da própria criança, que pode se tornar a responsável pela organização. Por isso, no momento que for recolher os brinquedos, chame seu filho para participar e deixe esse momento divertido Explique a importância de guardar os brinquedos e peça para que eles participem ativamente do processo.
Outras dicas para organizar brinquedos em casa
Um espaço arrumado e organizado também ajuda as crianças a se desenvolverem melhor. Conforme elas crescem e entendem a importância desse processo, outros estímulos são aflorados, como a criatividade, podendo inventar novas histórias. Para ajudar ainda mais nesse processo, separe os brinquedos por categorias, deixando-os em caixas de bonecos, carrinhos ou blocos.
Se tiver muitos brinquedos de um mesmo tema (como personagens de desenho animado), crie um espaço especial para eles. Para isso, pode ser usado caixas de vários materiais, como cestos de tecido e até mesmo caixas de papelão podem ser ótimas opções para guardar os brinquedos. Escolha modelos coloridos e divertidos para atrair a atenção das crianças.
Algo fundamental nesse processo é estabelecer uma rotina. Defina um horário para organizar os brinquedos, como antes de dormir ou após as brincadeiras. Transforme isso em um hábito para as crianças. Com o passar do tempo, também é importante incentivar a adoção, conforme a criança perca o interesse por alguns brinquedos. Lembre-se, reforce a importância de manter a organização e celebre as conquistas das crianças quando elas guardarem os brinquedos no lugar certo.