Quando decidimos cultivar plantas em casa, sabemos que elas precisam de um tratamento específico, principalmente quando algumas plantas precisam de água de forma regular. Por causa da correria do dia a dia, esse cuidado pode ser esquecido e algumas folhas começam a murchar e até mesmo indicam que a planta não poderá ser salva. No entanto, existem algumas maneiras de tentar reviver uma planta, que está uma aparência tristonha.
Inicialmente, é preciso saber quais são os sintomas da planta, notando se está com folhas amareladas, murchas, manchas, raízes podres, ou crescimento atrofiado. Um dos principais fatores que fazem a planta morrer é o excesso de água ou a falta dela, além de ter outras causas, como pouca luz, solo inadequado, pragas e doenças.
Veja abaixo etapas para salvar a planta
Se a planta estiver com as folhas amareladas e murchas, a planta pode estar recebendo água demais. Assim, certifique-se de deixar o solo secar completamente para regar novamente. Se o problema for a falta de água, suas folhas estão secas e quebradiças, mostrando sintomas de desidratação. Regue profundamente e regularmente.
Existem plantas que gostam de sol e aquelas que preferem locais com sombra, por isso, no momento de tê-las em casa, certifique-se que possa oferecer o ambiente propício para elas. Em relação ao solo, é bom tê-los bem drenado e, caso necessário, transplante a planta para um solo apropriado para seu tipo.
Pragas também podem ser um dos motivos da planta ficar doente, é bom inspecionar a planta em busca de sinais de pragas como pulgões, ácaros e cochonilhas. Para combatê-los, opte por métodos orgânicos como óleo de neem ou sabão inseticida para controle.
Se notar que possui folhas mortas, remova-as, pois esses ramos mortos ajudam a planta a ficar doente, impedindo que a planta concentre sua energia nas partes saudáveis.