Os gatos possuem personalidades diferentes e o seu temperamento pode variar, independente da forma como o tutor educa. Conhecidos por terem gênios fortes, o momento de cortar as unhas pode ser um desafio, principalmente para aqueles que não gostam que encostem em suas patas. Por isso, confira abaixo dicas de como fazer isso, sem se machucar ou ferir o seu bichano.
Prepare-se antes do corte
Desde o início, acostume seu gato com carinho, manipulando suas patas com suavidade para que ele entenda essa sensação. Faça isso sem necessariamente cortar as unhas nas primeiras vezes e, quando notar que ele está totalmente relaxado e sonolento, utilize um cortador específico para gatos ou um cortador pequeno para pets.
Encontre um local tranquilo
Para compor esse momento, escolha um local onde o gato goste de ficar. Segure confortavelmente, de preferência no seu colo, onde ele se sinta seguro. Se o gato estiver agitado, você pode envolvê-lo em uma toalha, deixando apenas a pata que você está cortando exposta.
O processo de corte
Se o bichano estiver confortável, é só pressionar suavemente a almofada da pata para que a unha se estenda. Certifique-se de que não vai pegar o sabugo (parte rosada dentro da unha), pois contém vasos sanguíneos e nervos. Se atingir essa parte, pode causar dor e sangramento no gato.
Recompense e relaxe o gato
Ao final, o bichano pode ter ficado incomodado e é bom recompensá-lo com petiscos ou carinho para que ele associe o processo a algo positivo. Se durante o processo gato se estressar, pare e tente novamente mais tarde. Não force o corte de todas as unhas de uma vez, se ele não estiver cooperando.