Quando está frio, é normal tentarmos aconchegar nossos animais e alguns cães gostam de subir na cama ou no sofá para se emaranhar nas cobertas ao lado de seus humanos. Mas, quando estão completamente cobertos, surge a dúvida de como eles conseguem respirar. Para responder isso, é graças à sua fisiologia e comportamento adaptativos.
Isso porque os cães possuem um sistema respiratório eficiente que lhes permite respirar em ambientes com menos oxigênio. Quando estão debaixo das cobertas, o oxigênio ainda está presente, embora em menor quantidade, e os cães conseguem respirar sem dificuldades imediatas.
Se achar que ele pode estar quente demais, saiba que eles também conseguem adaptar suas temperaturas em diferentes ambientes. Abaixo das cobertas, eles conseguem regular a respiração e a temperatura corporal para evitar superaquecimento.
Outros mecanismos que os cães usam debaixo das cobertas
Vale ressaltar que as cobertas não são capazes de impedir o ar completamente. Há uma pequena circulação de ar, o que permite a entrada de oxigênio e a saída de dióxido de carbono, mesmo que em quantidades reduzidas. Inclusive, perceba que os cães costumam se posicionar de maneira a deixar parte do focinho próximo à borda da coberta, o que facilita a entrada de ar fresco.
Por ser um animal instintivo, eles também se movimentam quando não estão se sentindo confortável. Ao notar que o oxigênio pode estar faltando, eles deixam as cobertas ou se ajustam de uma maneira que possa respirar melhor. Cães gostam de se aquecer, e se aninhar debaixo das cobertas é uma forma de se manterem aquecidos. Eles geralmente não permanecem sob as cobertas se estiver muito quente ou se o ar estiver inadequado.