Como adubar plantas frutíferas com NPK 4-14-8

Plantas ou árvores frutíferas precisam de fósforo para formar as sementes e, por conta disso, usar alguns fertilizantes podem ajudar essas espécies a gerar mais frutos. O fósforo, simbolizado pelo P como elemento químico, é um dos componentes do NPK, fertilizante que estimula a frutificação de uma espécie. Com o adubo NPK 4-14-8, a medida possui a proporção correta para esse tipo de finalidade. 

Confira também: Como cultivar rosas em casa

Assim, o adubo NPK 4-14-8 contém 4% de nitrogênio (N), 14% de fósforo (P) e 8% de potássio (K). Essa proporção é particularmente adequada para plantas frutíferas, pois promove a floração e a frutificação. No entanto, é preciso de alguns cuidados no momento da aplicação, principalmente no tipo de fertilizante que escolher. 

Por exemplo, se optar por usar o produto granulado, é preciso usar uma vez a cada seis meses, aplicando o fertilizante em volta das raízes da árvore em questão, lembrando de seguir as recomendações da embalagem. Outro detalhe importante é o momento do ano em que for aplicar o fertilizante. 

É indicado adubar durante a primavera, no início da estação de crescimento, quando as plantas começam a florescer. Quando a árvore gerar os frutos, também é indicado adubar com o fertilizante para ajudar a planta a recuperar nutrientes e se preparar para o próximo ciclo de crescimento.

Apesar de ser um bom auxílio, é preciso de alguns cuidados, evitando o excesso de fertilizante, pois ter mais nutrientes do que o necessário pode causar danos às plantas e poluir o solo e a água. Se atente em observar as plantas após a aplicação para verificar qualquer sinal de deficiência ou excesso de nutrientes. Inclusive, alterne o uso de NPK 4-14-8 com outros fertilizantes balanceados ou orgânicos para garantir que a planta receba uma nutrição completa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.