Coisas que são comuns hoje, mas que pareciam impossíveis 50 anos atrás

Quando pensamos em como as coisas eram há 50 anos, mostra como o mundo passou por um processo de modernização de forma acelerado, principalmente por conta da tecnologia, que faz com que as pessoas tenham a sensação que diariamente coisas novas são apresentadas. Apesar de não ser tanto tempo, diversas mudanças ocorreram em vários aspectos da humanidade, como política, pensamentos, ideologias e tecnologias. 

É interessante olhar para trás e imaginar que se você pudesse voltar 50 anos no tempo, muitas das tecnologias e hábitos que consideramos normais hoje te pareceriam magia. Como por exemplo, andar sem dinheiro. As notas e moedas foram por muitos e muitos anos um item essencial para a nossa economia, e hoje, os cartões e o pix fizeram com que os brasileiros não tivessem mais tanta necessidade de ter “dinheiro vivo” na carteira. 

Veja abaixo outras mudanças que ocorreram ao longo dos últimos 50 anos

A ideia de ter um computador portátil capaz de fazer ligações, tirar fotos, acessar a internet e muito mais, tudo em um dispositivo que cabe no bolso, era impensável há 50 anos. Até porque, os computadores passaram a ser acessíveis a partir da década 1990 e os celulares eram itens caros, com uma tecnologia limitada. Hoje, o aparelho celular pode ser tudo, um meio de comunicação, de trabalho e até mesmo de carteira. 

Plataformas como Facebook, Instagram e TikTok conectam bilhões de pessoas em todo o mundo, permitindo que compartilhemos nossas vidas e nos conectamos com pessoas de diferentes culturas instantaneamente. Há 50 anos atrás, isso seria inviável e duvido que alguém acreditaria que seria possível conversar com tantas pessoas ao mesmo tempo. Vale lembrar que nessa época, o telefone de fio era a principal forma de comunicação, o que limitava o contato com pessoas apenas conhecidas. 

A forma como pesquisamos informações também evoluiu durante esses 50 anos. As bibliotecas se tornaram acessíveis na palma da mão, com o Google e outras plataformas de base de dados. Outra grande mudança foi o consumo de produtos de entretenimento. Antes, a TV, o cinema e a rádio eram os principais meios, porém, os streamings vieram para ficar, possibilitando às pessoas de ouvirem músicas e assistirem filmes e séries em qualquer lugar. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.