A cobra píton é uma espécie de serpente que pertence à família Pythonidae, conhecida por ser uma das maiores do mundo, podendo chegar até 10 metros de comprimento, fato que assusta as pessoas ao ver este animal, as quais ficam curiosas em saber se é venenosa ou há perigos.
Nenhuma das serpentes desta família, como a Píton, possui dentes inoculadores de veneno, porém há a necessidade de tomar muito cuidado com ela, pois possuem presas afiadas curvadas para dentro para agarrar sua presa e pressioná-la, quando se sentem ameaçadas.
Caso você seja picado por uma cobra píton, mantenha a calma e evite movimentos bruscos, assim, logo depois, se o animal estiver preso, tente retirá-lo, com cuidado, e lave posteriormente o local com água e sabão, evitando infecções, procurando um atendimento médico para realizar o tratamento necessário do local machucado.
Leia também: Cachorro concorre a prefeito e vence nos Estados Unidos
Quais as cobras mais venenosas do Brasil?
Dentre as mais de 3.900 espécies de cobra, conheça quais são as mais venenosas presentes no Brasil, confira:
- Jararaca (Bothrops spp.): Existem várias espécies de jararacas, e todas elas são venenosas. Elas são responsáveis por muitos acidentes ofídicos no Brasil.
- Surucucu (Lachesis muta): Também conhecida como surucucu-pico-de-jaca, é uma das maiores serpentes venenosas do país.
- Cascavel (Crotalus spp.): Embora não seja exclusiva do Brasil, a cascavel está presente em algumas regiões do país, especialmente na região sul.
- Coral-verdadeira (Micrurus spp.): São encontradas em diferentes regiões do Brasil e são conhecidas por sua coloração vibrante, geralmente com anéis vermelhos, pretos e brancos.