A cobra mais venenosa do mundo, conforme a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH), é a taipan-ocidental, a qual possui um veneno tão tóxico e potente ao ponto de ser capaz de matar até 100 pessoas com uma única gota.
Apesar de todo o perigo com seu veneno fatal, a cobra taipan-ocidental pode ser encontrada apenas na região centro-oriental da Austrália, tendo uma aparição muito rara, pois só surge acima do solo durante o dia, assim, não sendo muito vista no país oceânico.
Além disso, a taipan-ocidental não é vista de maneira nas notícias de ataques aos seres-humanos, assim esta espécie acaba não sendo considerada a mais perigosa entre as cobras peçonhentas existentes no mundo, pelo fato de não aparecer constantemente.
Quais são as cobras mais venenosas do Brasil?
Entre as 36 espécies de cobras que são peçonhentas no Brasil, das mais de 300 registradas, confira quais são as mais venenosas e perigosas em território nacional e onde elas podem ser encontradas, acompanhe a lista:
- Jararaca (Bothrops spp.): Existem várias espécies de jararacas, e todas elas são venenosas. Elas são responsáveis por muitos acidentes ofídicos no Brasil.
- Surucucu (Lachesis muta): Também conhecida como surucucu-pico-de-jaca, é uma das maiores serpentes venenosas do país.
- Cascavel (Crotalus spp.): Embora não seja exclusiva do Brasil, a cascavel está presente em algumas regiões do país, especialmente na região sul.
- Coral-verdadeira (Micrurus spp.): São encontradas em diferentes regiões do Brasil e são conhecidas por sua coloração vibrante, geralmente com anéis vermelhos, pretos e brancos.