A cobra-cipó, conhecida pelo nome boiobi, que é de origem tupi, tendo como nome científico Chironius, é uma serpente de característica física mais fina e com porte mediano, com cerca de 1 metro quando se torna adulta, não causando tanto espanto com outras espécies de cobras existentes, que podem chegar a quase 10 metros de comprimento.
Esta espécie de serpente não é venenosa, devido à falta de dentição especializada para a inoculação de veneno, assim, a mordida destas cobras, que são um mecanismo de defesa contra as presas, acabam não sendo um motivo de preocupação para os seres-humanos, causando apenas um ferimento, dores no local e um leve inchaço.
No Brasil, a cobra-cipó pode ser encontrada em regiões de terreno com pequenas elevações, sendo vista na Amazônia, no Cerrado, nas florestas da Mata Atlântica, no Pantanal, na Caatinga e na floresta seca do território indígena Chiquitano, no Mato Grosso, onde os moradores e frequentadores da região conhecem o comportamento do animal, que varia de dócil a agressivo.
Quais as cobras mais venenosas do Brasil?
Entre as 321 espécies de cobras registradas que existem no Brasil, das 2.930 existentes no mundo, há 4 tipos de serpentes que são consideradas as mais perigosas e venenosas no país. A seguir, confira quais são elas:
- Jararaca (Bothrops spp.): Existem várias espécies de jararacas, e todas elas são venenosas. Elas são responsáveis por muitos acidentes ofídicos no Brasil.
- Surucucu (Lachesis muta): Também conhecida como surucucu-pico-de-jaca, é uma das maiores serpentes venenosas do país.
- Cascavel (Crotalus spp.): Embora não seja exclusiva do Brasil, a cascavel está presente em algumas regiões do país, especialmente na região sul.
- Coral-verdadeira (Micrurus spp.): São encontradas em diferentes regiões do Brasil e são conhecidas por sua coloração vibrante, geralmente com anéis vermelhos, pretos e brancos.