Cientistas podem ter descoberto como se livrar da alergia a gatos
Sempre sonhou em ter um gato em casa, mas não pode nem pensar em adotar um por causa de alergia? Bem, acredite se quiser, mas a ciência está encontrando formas de facilitar a vida dos alérgicos apaixonados por felinos.
Antes, precisamos desmentir um senso comum sobre alergias a gatos. O que provoca a reação alérgica não são os pelos do animal, e sim uma proteína presente na saliva deles chamada “Fel d 1”. Quando os gatos se limpam, alguns pelos se soltam, carregando um pouco de saliva e provocando a tal reação alérgica.
Tratamentos mais novos para evitar alergia tratam não os humanos, mas os gatos. Um companhia farmacêutica da Suíça está desenvolvendo uma vacina conjugada chamada HypoCat. Segundo estudos da companhia, os gatos que receberam a vacina têm níveis menores de Fel d 1 no sangue. Os humanos com alergia que participaram do estudo mostraram menos sintomas alérgicos ao redor dos gatos vacinados do que dos gatos não vacinados.
A Purina, empresa de alimentos para animais, desenvolveu uma linha de comidas para gatos com o objetivo de diminuir o nível de Fel d 1 na saliva dos pets. “Embora o estudo da Purina ainda não tenha incorporado as taxas de resposta alérgica dos humanos, 86% dos gatos tiveram uma redução de pelo menos 30% em relação aos níveis basais de Fel d1”, explica a veterinária Laci Schaible, do site PetMD.
Como controlar a alergia tendo gato em casa?
Se você decidiu ignorar sua alergia e mesmo assim ter um felino em casa, algumas dicas podem ajudar a diminuir suas reações alérgicas. Confira:
- Castre o seu gato para diminuir a produção de alergênicos;
- Sempre lave suas mãos depois de brincar com o pet;
- Dê banhos semanais no seu gato;
- Evite ter mais de um gato em casa;
- Evite tapetes, já que eles acumulam substâncias alergênicas;
- Use uma máscara quando for limpar a casa.
Fonte: PetMD e Universidade do Estado de Ohio.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.