Saber se existe vida fora da Terra é algo que intriga a humanidade e cientistas de vários lugares do mundo passam seus dias estudando as possibilidades e maneiras de se comunicar com alienígenas. Recentemente, uma dupla de cientistas cidadãos, pai e filha, decifrou uma mensagem captada, mas ela segue em segredo.
Em maio de 2023, a espaçonave ExoMars Trace Gas Orbiter, da Agência Espacial Europeia, que estava localizada em torno de Marte, também transmitiu um sinal contendo uma mensagem de aparência alienígena. Assim, três observatórios na Terra receberam o sinal e disponibilizaram os dados brutos na internet, permitindo que cientistas de todo o mundo tivessem acesso para tentar decifrar a transmissão.
Saiba se a mensagem alienígena é decifrada
A dupla de pai e filha, composta por Ken e Keli Chaffin, trabalharam nesse projeto e descobriram a resposta em junho, conforme anunciou a Agência Espacial Europeia no dia 22 de outubro deste ano. De acordo com o portal CNN, foram milhares de horas de trabalho, onde precisaram de diferentes ideias e simulações matemáticas em um computador.
A mensagem apareceu como pixels brancos em um fundo preto e, segundo os estudos, possuem cinco configurações que representam aminoácidos, os blocos fundamentais da vida. Além disso, não é uma mensagem estática e exibe a configuração por apenas um décimo de segundo. Apesar da transmissão ter sido confirmada como mensagem, a interpretação segue em aberto e até o momento a comunidade de cientistas ainda não decifraram o conteúdo.