Em Chattanooga, Tennessee, nos Estados Unidos, um pequeno Chihuahua chegou no Humane Educational Society (HES) e rapidamente se apaixonou pelo filhote que recebeu o nome de Niblett. Pesando pouco, inicialmente a equipe veterinária não percebeu que havia algo de diferente no cãozinho, mas logo repararam que Niblett parecia ter uma condição médica rara.
Ao The Dodo, o HES fez um comunicado explicando o que o pequeno Niblett tinha: “Em breve ficou evidente que Niblett tinha uma condição médica séria: hidrocefalia, ou ‘água no cérebro’, que causou um ponto fraco em seu crânio que não havia se fundido completamente. A condição o deixou extremamente vulnerável a ferimentos leves, representando uma ameaça significativa à sua vida.”
Como está Niblett hoje?
Após identificarem o problema, a equipe procurou uma maneira efetiva de proteger o crânio do filhote e tiveram a ideia de criar uma tipo de capacete: “O oficial Leigh Stacy recomendou que Niblett precisasse de um boné”, escreveu o HES. A Dra. Samantha Blair concordou com a recomendação e entrou em contato com a Faculdade de Engenharia e Ciência da Computação da Universidade do Tennessee em Chattanooga para obter ajuda.
No local, o professor Dr. Trevor Elliot e o recém-formado Connor Mackey se inspiraram nessa situação para explorar o que poderia ser feito para ajudar o pequeno Niblett: “Assim que vi o rostinho fofo de Niblett, eu disse: ‘Temos que ajudar’”. Com o auxílio de uma impressora 3D, eles conseguiram fazer um capacete/boné sob medida: “A equipe colaborou com Justin Stephens, da Volkswagen, para escanear a cabeça de Niblett e criar uma imagem 3D”, escreveu o HES.
“Eles desenvolveram várias iterações de equipamentos de proteção para a cabeça, criando, por fim, um design semelhante a um capacete de futebol americano que Niblett adotou rapidamente”, concluiu o comunicado.
Desde então, ele está sendo monitorado e apresentado melhora: “Acreditamos que ele está no melhor lugar possível para ter um bom resultado e a vida mais longa possível em um lar feliz”, disse a diretora de serviços veterinários do HES, Sarah Callahan, no comunicado à imprensa.