O chá de gengibre é uma bebida milenar, que percorreu séculos por causa do seus benefícios para a saúde, graças às propriedades medicinais do gengibre (Zingiber officinale). Começou a ser cultivado nas regiões próximas à Índia e China e se destacou por ter propriedades que aumentam a imunidade e proporcionam uma série de benefícios para a saúde.
Confira também: Plantas que podem causar alergias e intoxicações
Entre os benefícios está o fortalecimento do sistema imunológico por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, protegendo o corpo contra infecções e doenças. O que lhe faz ter essa função é o composto gingerol, presentes no gengibre, que combatem os radicais livres e reduzem a inflamação, ajudando o corpo a manter-se saudável.
O chá também pode ser eficaz para aliviar náuseas, incluindo aquelas causadas por enjoo matinal, enjoo de movimento e tratamentos como a quimioterapia. O gingerol e outros compostos no gengibre têm propriedades antieméticas, que acalmam o estômago e reduzem a sensação de enjoo.
Conheça melhor o gengibre
É uma planta herbácea que possui um sabor ardido e picante, no qual também é bastante usado na culinária, principalmente asiática. Além dos benefícios ditos acima, o gengibre também é uma raiz poderosa para combater sintomas de resfriados e gripes, como congestão nasal, dor de garganta e febre. Isso porque tem propriedades antivirais e antibacterianas, além de promover o aquecimento do corpo, o que pode ajudar a suar e combater infecções.
Como fazer o chá de Gengibre
Para preparar o chá, basta adicionar fatias finas de gengibre fresco a uma xícara de água quente, deixar em infusão por cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Pode-se adicionar mel e limão para melhorar o sabor e aumentar os benefícios.