O carvão ativado é um elemento que vem do material de carbono que possui porosidade bastante desenvolvida, tendo uma capacidade de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, o qual é utilizado de diversas maneiras.
Por sua característica principal de ser adsorvente, o carvão ativado é utilizado de maneira geral nos cachorros quando ocorre algum caso de envenenamento, onde o material de carbono funciona como medida para reduzir a absorção das toxinas e pode contribuir para evitar um quadro mais grave.
Quando houver uma suspeita de envenenamento, o cachorro deve ser encaminhando imediatamente para um atendimento veterinário, para que o profissional médico-veterinário analise a situação para ver se há necessidade do uso do carvão ativado.
Em entrevista ao Petz, o Dr. Samuel Teófilo, explica que o carvão ativado para cachorro funciona e como utilizar nos casos de envenenamento, confira:
“Em caso de envenenamento ou intoxicação, o carvão ativado tem maior eficácia se for administrado até uma hora depois da ingestão da substância. Ele deve ser diluído em água e administrado por via oral, com a ajuda de uma seringa.”
Dr. Samuel Teófilo
Quais os sintomas causados pelo envenenamento?
Nos casos de envenenamento para utilizar o carvão ativado, os sintomas a seguir devem ser observados pelos tutores em seus cães. A seguir, confira quais os principais sinais dados pela intoxicação do pet:
- salivação excessiva;
- tremores musculares;
- muitos vômitos;
- diarreia;
- desorientação;
- dificuldade em manter-se em pé ou andar;
- pupilas dilatadas;
- focinho, orelhas e membros gelados;
- convulsões;
- inchaço da língua;
- coração acelerado;
- ofegação.