A Caruru pode ter várias definições dependendo da região e são plantas do gênero Amaranthus, que são bastante conhecidas por terem folhas comestíveis. Mas, apesar dessa finalidade, ela também é considerada uma planta invasora de plantações e, por isso, também possui a fama de ser uma erva daninha.
Confira também: Guia de flores: Tudo sobre as Margaridas
Quando perceber que a Caruru está surgindo na plantação, saiba que é preciso ter uma ação rápida de combate, pois ela é uma planta daninha agressiva e precisa ser interrompida com uma combinação de métodos culturais, mecânicos e, quando necessário, químicos.
Veja abaixo algumas estratégias para controlar a Caruru daninha
Controle Cultural
Um dos métodos é alterar a cultura plantadas e isso pode ajudar na prevenção e adaptação do caruru a um único tipo de manejo. Para isso, use coberturas vegetais pode suprimir o crescimento do caruru ao competir por luz, nutrientes e água. Escolher ter um plantio denso também pode ajudar a reduzir o espaço disponível para o caruru crescer.
Controle Mecânico
Outro método é remover manualmente as carurus antes que elas produzam sementes, sendo que é através delas que se perpetuam. Mas, lembre-se que isso só será eficaz quando feito enquanto as plantas são jovens.
Se for usar campina mecânica, use ferramentas agrícolas, como enxadas ou cultivadores, para remover as plantas. Certifique-se de remover toda a raiz para evitar que a planta rebrote. Existe a opção de Arar e gradear o solo para ajudar a enterrar as sementes de caruru, reduzindo a germinação.
Controle Químico
Se optar por essa opção, existem alguns critérios, sendo eles com forma de prevenir a germinação das sementes de caruru, usando herbicidas antes da emergência das plantas daninhas ou depois, sendo necessário o uso de herbicidas específicos para matar as plantas de caruru já crescidas.