Carne de capivara faz mal? Saiba se é comestível
A capivara é um animal mamífero roedor que vive em ambientes de margens de lagos e rios, podendo ser visto por toda a América do Sul e ao leste dos Andes, tendo os habitats associados a rios, lagos e pântanos, porém, existem alguns pratos com a carne deste animal.
O consumo da carne de capivara pode ser perigoso para o ser humano, pois a capivara serve como um vetor de algumas doenças de parasitas, podendo causar as seguintes enfermidades, tais como a febre maculosa, raiva, leptospirose, leishmaniose e tripanossomíase, assim como enterobacterioses e doenças fúngicas.
Apesar de ser comestível, de acordo com a Lei 5.197, de 3 de janeiro de 1967, que garante sobrevivência dos animais da fauna brasileira, estão proibidas a caça, captura, coleta e o abate das capivaras, além do transporte e a venda, desta maneira, sendo algo clandestino, caso você veja em algum lugar.
Cuidados para ter com uma capivara
A capivara, apesar de ser um animal fofo, quieto e dócil, vem sendo muito associado aos carrapatos-estrelas, os quais são os transmissores da febre maculosa, pois tem sido um vetor que está sendo o grande alvo deste parasita para contaminação da doença. Porém, as capivaras são resistentes ao contágio da febre maculosa, assim, conseguem transmitir caso entrem em contato com o ser-humano.
Em entrevista ao G1, coordenadora do Projeto Incisivos, que trabalha na divulgação científica sobre roedores, Gisela Sobral explicou o motivo da associação do carrapato-estrela com a capivara, confira:
“Apesar dessa associação com a capivara ser muito comum, o aumento da ocorrência de febre maculosa se deve a diversos fatores. O ser humano vem alterando muito o ambiente, desmatando, construindo cidades, aumentando as plantações, com isso tudo, crescem as chances de novas doenças surgirem e se espalharem.”