Caranguejo-aranha gigante tem no Brasil? Saiba onde encontrar o animal
O caranguejo-aranha gigante, que tem como nome científico macrocheira kaempfer, é uma espécie de caranguejo, considerada o maior artrópode extante conhecido, que chega a atingir uma envergadura, medida com as patas esticadas, de 3,8 metros e um peso de 19 kg, sendo um dos mais assustadores animias marinhos.
Esta espécie de caranguejo pode ser encontrada nas pequenas ilhas da região tropical dos oceanos Índico e Pacífico, principalmente no Japão, onde é um folclórico causador de pesadelos, tendo uma aparência relativizada a um monstro, que acaba assustando e causando medo nas pessoas que acabam vendo o animal.
Apesar de ser muito grande e pesado, o caranguejo-aranha gigante consegue viver até os 100 anos, o qual é considerado um dos animais mais antigos do mundo, existente há cerca de 100 milhões de anos no planeta Terra. Eles são onívoros e se alimentam tanto de plantas, quanto de carnes, e até mesmo praticando a necrofagia, comendo restos de animais.
Conheça outras características do caranguejo-aranha gigante
A seguir, confira as demais características do caranguejo-aranha gigante, veja:
- Reprodução: Têm um ciclo reprodutivo interessante. As fêmeas carregam os ovos sob o abdômen até que eclodam em pequenas larvas, que eventualmente se tornam juvenis e, finalmente, adultos;
- Importância Cultural: Além de seu papel no ecossistema marinho, o caranguejo-aranha gigante também tem importância cultural no Japão, onde é considerado uma iguaria em alguns pratos tradicionais;
- Ameaças: Embora não estejam atualmente em perigo iminente, são vulneráveis à pesca excessiva e à destruição do habitat, especialmente devido à poluição e à mudança climática, o que pode afetar negativamente sua população.