Quando se tem mais de um cão em casa, os tutores podem perceber que na maioria das vezes, eles possuem personalidades diferentes, mesmo sendo da mesma ninhada. Isso pode tornar-se ainda mais visível quando um é mais agitado que o outro, principalmente quando existem mais cachorros juntos.
Apesar de serem bem educados, basta que um seja um pouco mais atentado para mudar a rotina de uma casa, pois um cão mal-educado pode influenciar outro cão a se comportar mal, especialmente se os cães passam muito tempo juntos. Alguns especialistas chamam isso de contágio emocional, que é a incrível capacidade dos cães em captar e compartilhar seus estados emocionais, sejam de excitação, medo ou estresse. Por serem suscetíveis, isso pode se espalhar como um incêndio, especialmente quando os cães vivem juntos e detectam algo fora do comum.
Mais informações sobre as influências dos cães
Um dos principais extintos dos cães é aprender com o que observar e passam a imitar essas ações, sejam elas positivas ou negativas. Quando estão em um ambiente onde os comportamentos inadequados podem ser copiados, especialmente se o cão que está observando não foi treinado e socializado adequadamente.
Esses comportamentos podem estar relacionados em latir excessivamente, pular em pessoas ou ser agressivo, um outro cão pode começar a imitar esses comportamentos. Isso é mais comum em ambientes onde os cães não têm supervisão ou orientação adequada. Lembrando que essa lógica também serve para cães bem-educados que podem ter um efeito positivo sobre outros cães, ajudando a modelar comportamentos mais adequados. É importante reforçar o treinamento e o bom comportamento para evitar que um cão aprenda maus hábitos de outro.