Cães estão sendo usados para detectar mofo nas residências
Nos Estados Unidos, algumas regiões são afetadas por mofos, principalmente o mofo preto, que é bastante prejudicial para a saúde. Por causa disso, foram criadas empresas que adestram cães para identificar o foco desses mofos nas casas, como no caso da Bill Whitstine na Florida Canine Academy, uma renomada escola canina que também treina cães de detecção de bombas, drogas e outros tipos de finalidades.
Esses cães, quando estão devidamente treinados, são capazes de ter uma precisão acima de 90%, tornando esse método um dos mais eficientes na detecção do mofo. Por terem um olfato mais avançado, esses cachorros conseguem cheiro de esporos de mofo mesmo quando suas condições de crescimento não são ideais ou não existem mais, e podem até mesmo detectar mofo que está crescendo em tetos.
Como os cães detectam mofo preto
O mofo preto (Stachybotrys chartarum) emite compostos orgânicos voláteis (COVs) específicos que têm um odor característico e somente um animal com olfato excepcional é capaz de identificar. Lembrando que, apesar dos cães conseguirem isso, eles precisam passar por um treinamento específico para aflorar esse sentido. Durante o treinamento, eles são expostos a amostras de mofo e recompensados quando identificam corretamente o odor. Com o tempo, eles aprendem a associar esse cheiro específico com a recompensa.
Após entenderem o que precisam fazer, eles são capazes de sentir o odor do mogo e apontam com precisão a localização, mesmo que o mofo esteja escondido atrás de paredes, sob o piso ou em outros locais inacessíveis. O cão faz isso cheirando meticulosamente as áreas suspeitas até identificar a fonte do odor.
Para sabermos como eles descobriram, o cão é treinado para exibir comportamentos de alerta, como sentar, latir, ou tocar a área com a pata, dependendo do tipo de treinamento que recebeu.