Ter cactos no jardim é uma boa escolha, especialmente em regiões com climas áridos ou secos, por conta da sua resistência e baixa manutenção. Além disso, também é uma boa opção para quem procura adicionar um toque único e exótico, que pode dar menos trabalho que outras plantas mais delicadas.
Confira também: Como cultivar rosas em casa
Veja abaixo cactos para jardins
- Cacto-ouriço: É uma espécie que chama a atenção por ter uma forma esférica, coberta por espinhos amarelos que pode crescer até 1 metro de diâmetro.
- Cacto-mickey: Sua principal característica é ter “orelhas” cobertas de pequenos espinhos e pode crescer até 60 cm de altura.
- Cacto-saguaro: Este cacto chama a atenção por ter porte alto e braços característicos. Pode crescer até 15 metros de altura.
- Cacto-estrela: Sua principal característica é ter a forma de estrela com costelas lisas e sem espinhos, podendo crescer até 1 metro de altura.
Dicas para cultivar cactos no jardim
Apesar dos cactos serem plantas de baixa manutenção, é preciso de alguns cuidados com o solo para que as plantas consigam crescer saudáveis. Os cactos precisam de um solo bem drenado, preferencialmente com uma mistura de areia grossa e terra para vasos.
Em relação a rega, é indicado colocar água de forma moderada, permitindo que o solo seque completamente entre as regas. Inclusive, no inverno, é indicado reduzir a frequência de rega, pois as plantas ficam adormecidas. Sobre a exposição solar, os cactos de forma geral preferem o sol pleno, mas alguns toleram meia sombra.
Se for cultivar os cactos em regiões que podem ter frio extremo, é importante proteger as plantas de geadas, pois muitos não toleram temperaturas abaixo de zero.