Quando adotamos filhotes de cachorros, algumas dúvidas podem surgir conforme o seu crescimento acontece, como por exemplo, saber se os dentes serão trocados. Saiba que, assim como nós, humanos, os cães também passam por uma fase de troca de dentes. Essa é uma parte normal do desenvolvimento do seu pet e acontece entre o quarto e o sexto mês de vida, podendo variar um pouco entre as raças.
Os cães também trocam sua dentição por conta do crescimento. Ele perde os dentes de leite, menores e mais afiados, que são substituídos por dentes permanentes, maiores e mais fortes, para atender às necessidades de mastigação de um cão adulto. Quando são filhotes, eles possuem os dentes de leite por não precisar mastigar tanto, se alimentando principalmente com o leite materno, quando tem essa chance. Já os dentes permanentes são mais adequados para mastigar alimentos mais duros.
Como identificar a troca de dentes?
Os dentes ficam moles e caem sozinhos na maioria das vezes. Não estranhe, pois isso pode causar mau hálito temporário devido à presença de bactérias nas gengivas. Se tiver um filhote, compre objetivos que ele possa morder, pois eles costumam fazer isso por sentirem coceira e desconforto nas gengivas.
Brinquedos mastigáveis podem ajudar a aliviar o desconforto nas gengivas e promover a higiene bucal, além de evitar que ele procure por objetos proibidos, como calçados ou móveis. Opte por alimentos macios e fáceis de mastigar, como ração úmida ou patês. Lembrando que, é importante levar o cão ao veterinário para verificar se o processo está ocorrendo normalmente e se não há necessidade de nenhum tratamento.