Os cachorros, durante a noite, costumam se mexer, trocar de lugar, sair, caminhar, pois eles possuem um sono muito leve, fato que merece muita atenção e cuidados dos tutores com os cães, os quais possuem a chance de ter problemas durante a tentativa de dormir.
É difícil saber se o cachorro possui sonambulismo ou não, pois alguns movimentos que normalmente são confundidos com sonambulismo podem ser, na verdade, sintomas de algum distúrbio de sono ou até de uma narcolepsia, que afeta o animal.
No entanto, se o tutor perceber que há algo estranho durante o sono do cão, que dorme entre 16 a 18 horas por dia, é preciso imediatamente buscar um profissional veterinário para analisar a situação, já que pode estar acontecendo algum problema sério na saúde do cachorro.
O que é sonambulismo?
O sonambulismo, de acordo com definição do Instituto do Sono, é um distúrbio de comportamento que se origina durante o sono quando, por uma alteração no funcionamento normal do cérebro, apesar de continuar dormindo, o indivíduo consegue desempenhar algumas atividades motoras próprias do estado de vigília como caminhar, comer e falar.
A seguir, confira algumas das ações comuns de acontecer nas pessoas que possuem o distúrbio do sono, veja:
- Sentar-se na cama de olhos abertos;
- Expressão vaga nos olhos;
- Levantar-se e caminhar pelo quarto;
- Abrir portas e locomover-se a outras partes da casa nesse mesmo estado;
- Refazer atividades realizadas durante o dia;
- Não responder quando alguém tenta conversar;
- Falar coisas sem sentido sozinho;
- Pegar objetos e derrubá-los;
- Não se lembrar de nada depois de acordar;
- Desorientação ao acordar.