Os cachorros estão suscetíveis a receber picadas dos mosquitos, as quais podem ser muito perigosas à saúde do animal, tendo como consequências doenças graves, as quais, em alguns casos, o tratamento não faz mais efeito, se descoberta tardiamente, levando o cão a óbito.
As principais doenças transmitidas por mosquitos aos cães são a dirofilariose e a leishmanionse, ambas consideradas muito graves e pode matar o animal em poucos dias, enfraquecendo o organismo e ainda afetando órgãos essenciais para a sobrevivência do cachorro.
A seguir, confira os sintomas da dirofilariose e a leishmanionse:
1. Leishmanionse: Feridas que não cicatrizam; Alopecia (perda de pelos); Dermatite esfoliativa (descamação da pele); Nódulos cutâneos; Perda de apetite; Perda de peso; Letargia (apatia e fraqueza); Febre; Insuficiência renal (pode ser detectada por exames de sangue e urina); Aumento da sede e da micção; Anemia.
2. Dirofilariose: tosse, intolerância ao exercício, letargia, fraqueza, dispnéia (falta de ar), sons anormais no coração e nos pulmões, hepatomegalia, síncopes (desmaios), ascites (acúmulo de fluido na cavidade abdominal).
Como evitar que os mosquitos ataquem os cachorros?
Para evitar que os mosquitos estejam presentes em seu ambiente e ataquem os seus cachorros, você precisar tomar algumas medidas, protegendo o seu cão e melhorando o local onde está vivendo. Assim, você passar um repelente específico para o seu animal, evitar a presença de águas paradas para conter a proliferação de mosquitos e instalação de telas protetoras para evitar a entrada de insetos no local.