Os cachorros são populares por serem parceiros, mas também por latirem, uma das principais características desses animais. Existem alguns cães que latem mais e aqueles que latem menos, mas uma raça se destaca por ter a fama de nunca latir. Originário da África Central, o Basenji é chamado de “cachorro que não late”, mas suas peculiaridades vão além disso.
O que faz ele ser um cão mais quieto é por causa da sua laringe, que não permite que cães dessa raça emitem latidos. Mas, ele não é mudo, ele uiva e faz sons parecidos com um gemido, conhecido por yodel (um tipo de falsete). O que lhe deixa ainda mais interessante, é que cada Basenji tem um som próprio e é muito difícil encontrar dois espécimes com uivos iguais.
Outras curiosidades em torno do Basenji
Ele é um cachorro de porte médio a pequeno, com cerca de 40 a 43 cm de altura e pesando entre 9 e 12 kg. Tem um corpo compacto, músculos bem definidos e orelhas eretas. Sua cauda é enrolada para cima, o que lhe confere uma aparência elegante. Vale ressaltar que é uma das raças mais antigas do mundo e era bastante utilizada para caça, por causa da sua descrição vocal.
Essa raça se destaca por ser independente, inteligente e curiosa, mas também pode ser teimoso. Também é conhecido por ser parceiro, mesmo tendo um comportamento reservado com estranhos. Apesar de ser enérgico e brincalhão, tende a ser calmo dentro de casa, desde que tenha o exercício adequado.