Cachorros podem ser autistas? O que dizem os especialistas

O transtorno do espectro autista se tornou mais popular, conforme especialistas foram divulgando informações para que as pessoas tivessem um conhecimento melhor do transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo.

Por causa disso, algumas pessoas tendem a associar esses sintomas com as ações de seus cães, mas não há um consenso entre os especialistas sobre a possibilidade de cães terem autismo. Alguns veterinários identificam um comportamento disfuncional canino, que pode apresentar sintomas semelhantes ao autismo, mas com causas diferentes.

Dúvidas sobre o comportamento dos cães e sua relação com autismo 

Alguns cães apresentam comportamentos que podem lembrar os sintomas do autismo em humanos, como dificuldades de interação social, comportamentos repetitivos e sensibilidade a estímulos sensoriais. Como não existe um diagnóstico oficial para esse transtorno em cachorros, não é possível afirmar que seja esse tipo de problema que está causando o comportamento canino. 

Inclusive, comportamentos semelhantes ao autismo em cães podem ter diversas causas, como fatores genéticos, ambientais ou até mesmo problemas de saúde.

O que fazer se o seu cão apresentar comportamentos atípicos?

  • Consulte um veterinário: Um veterinário poderá avaliar o seu cão, descartar possíveis causas médicas e oferecer orientações sobre como lidar com a situação.
  • Procure um profissional especializado em comportamento animal: Um profissional especializado poderá ajudar a identificar as causas do comportamento e oferecer um plano de tratamento adequado.
  • Seja paciente e compreensivo: Mudanças de comportamento podem ser desafiadoras, mas com paciência e as orientações corretas, é possível melhorar a qualidade de vida do seu cão.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.